5ª série

Mês de Abril

5ª série

Atividades : 05-12-19-26/04/2007

Pontilhismo

Objetivo

Temas

Reconhecer, identificar e aplicar as diferentes técnicas usando o ponto.

Historia da arte do Pontilhismo 05/04


Delineando12/04 Contornando 19/04 e Sombreando 26/04

Historia do Pontilhismo

Essa técnica é chamada de Pontilhismo ou Divisionismo devido forma que as figuras são representadas na tela. São representadas através de pontos ou melhor por pequenos fragmentos coloridos que se misturam quando mantemos uma certa distância da figura observada formando um todo arganizado.

O pontilhismo surge em 1984 em conjunto com o movimento Impressionista.

Principais artistas e suas obras Georges Seurat com Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte e O Circo.

Paul Signac com Margens do rio e Veleiros do Porto.

Além de Claude Monet, Edgard Degas, Eduard Manet e Pierre-Auguste.

6ª série

Mês de Abril

6ª série

Atividades : 05-12-19-26/04/2007

Abstração



Historia da arte Abstrata

A arte Abstrata é um tipo de arte contemporânea que tem como principal características o não comprometimento com o REAL. Uma tela Abstrata não representa nada da realidade, nem narra cenas históricas, literárias ou religiosas.

Para os estudiosos de arte o pintor russo Wassily Kandisnsky (1866-1944) é o iniciador da arte abstrata. Uma de suas principais obras é a tela BATALHA.

Duas tendências firmaram-se com características mais precisas – o Abstracionismo informal e o Abstracionismo geométrico.

O Abstracionismo Informal predominam os sentimentos e emoções. As formas e cores são criadas mais livremente.

O Abstracionismo geométrico, as formas e as cores devem ser organizadas de tal maneira que a composição seja uma concepção geométrica.

Outros artistas: Piet Mondrian, Cláudio Tozzi, Sacilotto...

7ª Série

Mês de Abril

7ª Série

Atividades : 05-12-19-26/04/2007

Objetivo

Temas

Retomar o contato com a colagem

História da Arte Surrealista

Introduzir o “recortar” e o “justapor”

Colagem Surreal

Conhecimento do movimento surrealista

Frontagem a técnica

Colagem com Frontagem

História do SURREALISMO

O Surrealismo surgiu na França em 1924. O poeta e escritor André Breton (1896-1966) liderou a criação desse novo movimento e escreveu o seu primeiro manifesto, em que associa a criação artística ao automatismo psíquico puro.

Para os surrealistas as obras de arte não são resultados de manifestações racionais e lógicas e sim das manifestações do subconsciente, absurdas e lógicas, como as imagens dos sonhos e das alucinações, que produzem as criações artísticas mais interessantes.

Dentre os pintores surrealista Salvador Dali (1904-1989) é o mais conhecido, com suas obras A Persistência da Memória e A Ceia.

Salvador dali foi quem criou o conceito de “paranóia crítica” referindo-se à atitude de quem recusa a lógica que rege a vida comum das pessoas.

A pintura surrealista desenvolveu duas tendências: a figurativa e abstrata.

Entre os pintores de tendência surrealista estão Salvador dali e Marc Chagal (1887-1985). Entre os de tendência abstrata estão Joan Miro (1893-1983) e Max Ernest (1891-1976).

8ª série

Mês de Abril

8ª Série

Atividades : 05-12-19-26/04/2007

Objetivo

Temas


História da Arte Renascentista

Observar, analisar e criar figuras humanas

O Corpo Humano

Desenvolver a técnica de figuras humanas

Proporção do Corpo Humano


Cabeça e posição do rosto


Olha, nariz, boca e orelha

História da Arte RENASCENTISTA

O tema Renascimento é aplicado a civilização Européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650.

Na verdade, o Renascimento foi um momento da História muito mais amplo e complexo do que o simples reviver da antiga cultura greco-romana. Ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica.

Nas artes, o ideal humanista e a preocupação com o rigor científico podem ser encontradas nas mais diferentes manifestações. Trabalhando ora o espaço na arquitetura, ora as linhas e cores na pintura ou ainda os volumes, na cultura, os artistas do Renascimento sempre expressarão os maiores valores da época: a racionalidade e a dignidade do ser humano.

A pintura Renascentista confirma as três conquistas do último período gótico já haviam alcançado: a perspectiva, o uso do claro-escuro e o realismo.

Outra característica da arte do Renascimento, em especial da pintura, foi o surgimento de artistas com estilo pessoal, diferente dos demais.

Principais artistas:

PIERO DELLA (1410-1492) - Para Piero a pintura não tem por função representar um acontecimento. As cenas que suas obras mostram servem como suporte para apresentação de uma composição geométrica. Na Ressurreição de Jesus, por exemplo, o grupo de figuras humanas compõe uma pirâmide, cujo ponto mais elevado é a cabeça de Cristo e cuja base são os soldados que dormem sentados no chão próximo ao túmulo.

BOTTICELLI (1445-1510) – Foi um dos artistas que melhor expressou, através do desenho em ritmo suave e gracioso para as figuras pintadas. Para ele a beleza estava associada ao ideal cristão da graça divina. Sua criação mais famosa, Nascimento de Vênus.

LEONARDO DA VINCI (1452-1519) – Foi um dos maiores gênios da humanidade e destacou-se como pintor, escultor, inventor, arquiteto e cientista. Seus estudos de anatomia lhe renderam um apurado trabalho sobre as proporções humanas, que utilizava em seus trabalhos artísticos. Sua inteligência e criatividade permitiram que ele deixasse cerca de 6000 páginas de manuscritos, com mais de 3000 desenhos. Há estudos sobre anatomia, pintura, medicina, mecânica, astronomia, arquitetura e geometria. Há também projetos de máquinas hidráulicas, de fiar e voadoras (um precursor de helicóptero), submarino, pára-quedas, pontes e plantas de cidades. Na pintura, criou o esfumato e o “olho que acompanha”. Deixou obras-primas, como a Mona Lisa e A Última Ceia.